Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Aprendizado

Escrevi o seguinte texto no site dos vianenses e reponho-o aqui:

Desde pequenina me diziam que devia estudar, tentar em tudo fazer o meu melhor, ser boa aluna para ter sucesso, aprender assim mais e que as portas do mundo se abririam mais facilmente. O que não entendia de tão inocente que era por ser criança, é que ao me ensinarem isso demonstravam-me que na vida as pessoas estariam a ser "avaliadas"pelo que conseguiam deter e não pelo que seriam em termos de carácter e personalidade.
E em tudo sempre tentei dar o meu melhor, por vezes até perfeccionista ..as tantas a maioria das vezes...
Fui para a faculdade, tirei um curso, alias mais do que um,e longe desta cidade linda que é Viana, encontrei todo género de pessoas, fora e dentro da faculdade. Mantive-me sempre fiel as minhas convicções e princípios, mas aprendi também muita coisa.
Aprendi que é pela experiência de vida nossa e dos nossos que nos são próximos que conseguimos ganhar maior riqueza e ensinamentos. A universidade abre-nos mais para um nível cultural superior sem dúvida, um nível de podermos conseguir atingir uma boa carreira profissional, mas a essência da nossa personalidade, a essência do nosso espírito, da alma porque todos temos uma, essa aprendemos com a vivência, com as lições do quotidiano, com as pessoas que se cruzam nas nossas vidas e o que observamos ao nosso redor.
Por tudo que tenho visto, vivido, e sentido aprendi que:
- não deve haver lugar para qualquer tipo de preconceito,seja sobre orientação, estatuto social,, escolha religiosa, raça.Para mim aprendi que um rei tem tanto valor como uma varina, são ambos seres humanos que acertam e erram na vida e estão como todos nós em constante aprendizado e evolução
-não deve haver lugar para o orgulho exacerbado não somente daquilo que conseguimos atingir(porque o que temos na vida pode de um momento para o outro desaparecer, somente a nossa essência é que é algo que permanece, o resto é sempre mutável); mas também daquilo que somos
- nunca esquecer quem somos, de onde viemos, com quem nos damos, quem nos ajudou, quem nos ensinou, por mais sucesso que possamos ter na vida...pois quando este bate à porta é porque foi com apoio sempre de alguém que o conseguimos.
Há tanto que aprender ainda na vida... a nossa lição ainda nem vai a meio...por mais cursos que tiremos e graus académicos que atingirmos...ainda haverá sempre mais que a vida nos ensinará até ao dia da nossa partida deste mundo...porque nós fisicamente não somos eternos....mas o que fizermos de positivo, de bem, neste mundo..ficará eternamente nas memórias e histórias de quem nos conheceu e de quem ouvirá falar de nossos feitos...Nós somos o presente os nossos filhos o futuro

Sem comentários: